terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COMIDA TRADICIONAL JAPONESA EXIGE REGRAS A MESA




Conheço muita gente que adora comer as delícias da culinária japonesa, mas o que talvez ninguém saiba, é que é preciso alguns cuidados básicos na hora de degustar essa culinária tão tradicional e cheia de sabor. Confira algumas dicas fundamentais para você não errar na hora de se servir.



ETIQUETA JAPONESA

 Ao início da refeição, se diz "itadakimasu" (equivalente ao nosso "bom apetite") e ao terminar dizem "gochiso sama" (equivalente ao nosso "estou satisfeito").

 Normalmente não se usa talheres ocidentais, preferindo-se os pauzinhos (hashi). A tigela de arroz é colocada à esquerda e a de sopa à direita do comensal. Os hashi são colocados em frente a elas, na horizontal.

 Deve-se segurar o hashi com a mão direita. Como se come segurando as tigelas de arroz ou sopa usam-se a mão esquerda para esta finalidade. É costume beber a sopa diretamente da tigela auxiliando com o hashi para comer as partes sólidas da mesma.

 Em pausas, deverá deixar o hashi em cima da tigela na horizontal ou sobre okibashi (descanso de hashi). Não se deve deixá-los cruzados ou espetados.

 Diferentemente dos ocidentais, os japoneses quando tomam sopa, costumam fazer ruídos de sucção, como demonstração de polidez à mesa.

 Em restaurantes, antes de se servir, é oferecido um oshibori (toalhinha úmida quente para limpar as mãos). É falta de polidez limpar outras partes além da mão como o rosto ou o pescoço.

 Não espete o hashi em nenhum tipo de comida, pois além de ser feio, esse ato tem um sentido especial para os japoneses. O hashi só é espetado na posição vertical nas missas religiosas quando os japoneses oram e acendem os incensos no butsudan.

 Não cruze os hashis, eles devem ser mantidos sempre paralelos.

 Não tome o misso shiru com colher, o correto é levar o tchawan (tigela) à boca.

 Não use talheres para cortar sushi, pedir faca para cortar o sushi o sashimi é uma ofensa ao sushiman.

 Não incline para beber o saquê, o saquê sempre deve ser levado à boca.

 Evite passar a comida de um hashi para outro, evite também chupar a ponta do hashi.

 Não compartilhe a tigela do shoyu, compartilhar a tigela de shoyu é um exemplo de mau gosto.

 Limpe as mãos com as toalhinhas (Oshibori) antes de comer, elas são usadas para limpar as mãos e depois devem ser colocadas na mesa sem dobrá-las.

 Não sirva os convidados com a mão esquerda; quando servimos um convidado com a mão esquerda, significa que ele é nosso inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho... Vou adorar saber sua opinião!